Agulhas Batendo – Recuperando Dados com Spray Congelante – Parte I

Tive a bela experiência de recuperar dados de um HD que apresentava a agulha batendo e de repente, durante a cópia dos arquivos, isso se acentuava, fazendo com que ele desaparecesse do sistema (Windows XP), impedindo essa cópia de continuar e depois que a máquina era reinicializada, não era mais detectado pelo BIOS.

Foi quando tive a idéia de refrigerar o HD, como é aconselhado em
alguns casos. Tive essa hipótese porque a detecção era possível somente após algum tempo da máquina estar desligada, ou seja, estar fria.

Só que ao invés de fazer como é ensinado por muitos (colocar na
geladeira envolvido em um saco plástico), fiz uso de um spray congelante (vendido em lojas de eletrônica e informática).

Durante a cópia, quando as agulhas começavam a bater, eu lançava
um jato de spray congelante sobre o chip controlador das cabeças. E assim procedi diversas vezes sempre que as agulhas ameaçavam bater.

Consegui o que antes não conseguia de forma alguma, salvar boa parte
dos dados.

Nota: o spray deve ser aplicado sobre o chip controlador somente, pois é ele que esquenta muito. Assim, você evitará o disperdício se aplicasse em outras áreas que não interessa.
Normalmente esse chip é quadrado e se encontra mais ao centro, junto dos 4 pinos pinos de contato que controlam as cabeças de leitrua/gravação. Veja o chip aqui:

Portanto, se quiser tentar essa técnica, fique à vontade para contar sua experiência depois para nós.

Obs: o spray não é condutivo.

Trackbacks

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>